O município de Ourém, no nordeste do Pará, amanheceu neste sábado (2) em clima de festa. Milhares de pessoas acordaram bem cedo para participar da cerimônia de Ordenação Episcopal do padre Antônio de Assis Ribeiro, como bispo auxiliar da Arquidiocese de Belém, nomeado pelo Papa Francisco. Ele tomou posse como bispo auxiliar na presença de representantes do Clero, de autoridades locais e de grande parte dos moradores de Ourém, onde ele nasceu, e de municípios vizinhos.

A cerimônia iniciou às 10 h, na Praça Lauro Sodré, em frente à Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, diante de mais de 10 mil pessoas, entre bispos, sacerdotes, familiares e a população. O arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira, agradeceu a acolhida da população, homenageou Domingas Ribeiro, mãe do novo arcebispo, e seus 10 irmãos.

“Ter um bispo nascido na nossa região, com estilo próprio, defensor da nossa cultura e do nosso povo, é uma conquista para mim. Quando pedi ao Santo Padre a nomeação de mais um bispo auxiliar, iniciou um processo extenso e muito bem feito até chegarmos hoje a sua ordenação. Padre Antônio de Assis foi o escolhido, e agora a Arquidiocese o acolhe, para que ele possa assumir suas novas funções. Hoje, nasce um continuador do trabalho dos apóstolos de Cristo, nomeado pelo Papa Francisco”, ressaltou Dom Alberto.

 “Me sinto profundamente acolhido pelo coração do povo. É emocionante ver o carinho que eles têm comigo, a proximidade e o desejo de terem alguém que os represente com alegria e dignidade. Me sinto envolvido por todo esse sentimento”, declarou o novo bispo.

(Com informações da Agência Pará)

MAIS ACESSADAS