A prefeitura de Belém assinou um decreto nesta segunda-feira (25), que irá permitir a construção dos chamados parklets pela capital paraense. Esta tendência da arquitetura urbanística são espaços contíguos às calçadas, onde são construídas estruturas a fim de criar espaços de descanso e interação entre as pessoas.

O anúncio e a assinatura do decreto que permite a criação de parklets, foi feito pelo prefeito de Belém, durante o evento de arquitetura, design e gastronomia - BDZ - Belém Design Zones.

As instalações são uma espécie de mini praças que geralmente ocupam o lugar de uma ou duas vagas de estacionamento em vias públicas. São uma extensão da calçada que funcionam como um espaço público de lazer e convivência para qualquer um que passar por ali.

A prefeitura de Belém não irá gastar dinheiro público com o projeto. Com a assinatura do decreto, a gestão municipal apenas liberou as instalações pela cidade. O financiamento e execução dos espaços cabe a iniciativa privada, ongs e a própria iniciativa popular. Os prazos para início das instalações das estruturas ainda não foram definidos.

Os Parklets

Os parklets surgiram em São Francisco, nos EUA, em 2005, com o objetivo de gerar uma discussão sobre a igualdade do uso do solo. No Brasil, o conceito surgiu em 2012 e o primeiro parklet foi instalado no ano seguinte.

Na internet, os moradores capital mostraram opiniões divididas sobre a ideia. Alguns mostraram dúvidas em relação às promessas da gestão municipal, outros acreditam que a cidade tem outras prioridades. 

(DOL)

MAIS ACESSADAS