O Museu Paraense Emílio Goeldi, reconhecido internacionalmente pela sua importância na produção de conhecimento científico sobre a Amazônia, recebeu o apoio dos 12 maiores museus de história natural do mundo, distribuídos em sete países. Manifestando solidariedade à mais antiga instituição científica da região amazônica, penalizada pelos cortes orçamentários em 2017, representantes das instituições assinaram uma carta solidária.

No documento, os diretores demonstram preocupação com as restrições orçamentárias ao Museu Goeldi, instituição considerada como importante para a ciência brasileira e também para a comunidade científica global. Os acadêmicos também manifestam sua apreensão quanto ao perigo da manutenção das valiosas coleções institucionais organizadas ao longo de 151 anos de pesquisas.

RIQUEZAS

Ao todo, o Museu Goeldi possui 19 coleções científicas que abrigam mais de quatro milhões e meio de itens, acervos únicos de valor inestimável e que contêm ícones do patrimônio nacional. Desde a sua fundação, em 1866, a instituição desenvolve estudos científicos dos sistemas naturais e socioculturais amazônicos.

(Diário do Pará)

MAIS ACESSADAS