Na tarde do último domingo (15), moradores registraram um fenômeno curioso e quase impensável na Amazônia: uma chuva de granizos, mais precisamente em Igarapé-Miri, região nordeste do Pará.

Segundo a metereologista Aylci Barros, do Instituto Nacional de Metereologia (Inmet/PA), houve uma instabilidade na região, que pode ter causado de forma bastante rápida o fenômeno.

Ainda de acordo com Barros, o fato da região amazônica possuir principalmente altas temperatuas não exclui a possibilidade de ocorrer casos como este.

 

Imagem: Reprodução

Os granizos

O granizo é um conjunto de partículas que ao entrar em contato com o ar frio modifica seu estado passando do estado líquido para o sólido, formando pequenas pedras de gelo.

Em geral, são formados em cerca de uma hora, em nuvens cumulonimbus, caracterizadas pela sua formação vertical em grandes altitudes que se associa a qualquer forma de precipitação forte com chuvas e neves. No interior de tais nuvens, os granizos se iniciam em tamanhos pequenos que ao entrar em contato com outros granizos podem se "quebrar" ou mesmo se unir.

O resultado são pedras de gelo que possuem, em média, 0,5 a 5 centímetros de diâmetro.

(DOL)

MAIS ACESSADAS