A Semana Mundial da Alimentação da Universidade Federal do Pará (UFPA), realizada em parceria com o Grupo de Estudos Biodiversidade, Sociedade e Educação na Amazônia (BioSE), contou com uma edição especial da Feira de Agricultura Familiar, ontem de manhã, que, pela primeira vez, teve mais de uma edição no mesmo mês. A feira, que acontece mensalmente há alguns anos no campus da instituição, é um projeto da universidade que busca incentivar a produção do pequeno agricultor paraense.

O evento contou com cerca de 25 produtores, que fazem parte de cooperativas e comunidades rurais de diferentes municípios, como Santo Antônio do Tauá, Santa Izabel, Bragança, e vários outros. O total de participantes inscritos no projeto, no entanto, chega a 100 produtores. Desde junho deste ano, a feira, antes realizada de forma espontânea, passou a fazer parte do programa Saberes, Sabores e Vivências na Amazônia, coordenado pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da UFPA, envolvendo três núcleos de pesquisa em pós-graduação e nove cursos de graduação.

O objetivo do programa, segundo o pró-reitor de extensão, Nelson Souza, é integrar os vários eventos isolados realizados pelos diferentes núcleos e faculdades da universidade relacionados à alimentação e agricultura familiar. “A intenção é aproximar essas ações que ocorriam de forma dispersa no campus e dar um suporte e apoio técnico e social maior para os participantes”, explica. Ele diz ainda que a feira é um evento teste do programa recém-criado, para que ações ainda maiores possam ser realizadas em 2018.

ALIMENTAÇÃO

Os produtos à venda nas barracas que compunham a edição especial da Feira de Agricultura Familiar de outubro, armadas em uma das áreas do Complexo do Vadião, no campus da UFPA, dispunham desde hortaliças, folhagens e verduras, a temperos, frutas e até cosméticos naturais. Eram famílias e cooperativas dos mais diversos lugares do Estado que divulgavam seu trabalho para garantir sua subsistência, como o agricultor Edigar da Cruz, 40, que possui um sítio em Santa Izabel, no qual trabalha desde pequeno produzindo principalmente hortaliças e legumes. Ele já participa da feira da UFPA há vários anos. “Ah, não é fácil conseguir um espaço desse para vender nossa produção. Então, quando esse tipo de iniciativa existe, é sempre bem-vindo”, relata.

(Arthur Medeiros/Diário do Pará)

MAIS ACESSADAS