No Pará, mais de 700 mil pessoas serão contempladas com pagamentos dos benefícios do Programa de Integração Social (PIS) e do 13º salário. Desse total, aproximadamente 111 mil pessoas são com idade superior a 70 anos e, conforme a Medida Provisória 797/2017, terão direito ao saque das cotas do PIS. A liberação dos recursos iniciou no último dia 18 e o total disponível nas contas é de mais de R$ 181 milhões, somente no Pará. Já a segunda parcela do 13º salário dos aposentados e pensionistas da previdência social deve beneficiar 660 mil paraenses e será paga em novembro.

A partir do próximo mês, o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos – (Dieese/Pará) deve divulgar os montantes de 13º salários de todos os trabalhadores do Pará, da Região Norte e de todo o Brasil, além de explicar os seus impactos na economia. De acordo com o supervisor técnico do Dieese, Roberto Sena, o pagamento do PIS é gradativo, conforme a data de aniversário do beneficiário. 

DÍVIDAS

Para quem é correntista, o pagamento é efetuado diretamente na conta. Para Roberto Sena, embora não seja um valor alto, qualquer recurso injetado na economia é positivo, quando o país enfrenta um cenário de crise econômica. Sena orienta ao cidadão que irá sacar o benefício a dar preferência à quitação de dívidas, caso tenha, já que o número de famílias endividadas continua em alta. 

“Acredito que de alguma forma esse montante poderá aquecer um pouco o cenário econômico. Parte irá para o pagamento de dívidas e outra para o consumo”, avalia. Se o cidadão não estiver endividado, a dica é fazer uma poupança ou guardar o dinheiro para fazer compras de fim de ano à vista e, assim, não iniciar o novo ano já endividado. 

(Pryscila Soares/Diário do Pará)

MAIS ACESSADAS