Para demostrar que a Matemática também está na Arte, a Universidade Federal do Pará (UFPA) lançou ontem o projeto “Artemática: explorando o potencial artístico da Matemática”. A programação, que começou ontem, visa divulgar e incentivar os jovens a explorarem esta ciência de forma divertida.

Para isso, o Artemática promove, em parceria com a Universidade do Estado do Pará (Uepa) e o Instituto Federal do Pará (IFPA), a exposição “A Matemática está em tudo!”, título que também é slogan da 14ª SNCT.

A mostra estará no Shopping Bosque Grão Pará até o próximo dia 29, reunindo os produtos desenvolvidos ao longo do Artemática, mostrando como é possível fomentar o diálogo entre Matemática e Arte para favorecer a aprendizagem. Entre as peças da exposição estão objetos matemáticos, como os cartões fractais, a esponja de Menger, o triângulo e o tapete de Sierpinski.
Tratam-se de objetos matemáticos construídos por meio de processos iterativos, apresentando cópias de si mesmos, em escalas menores ou maiores.

(Diário do Pará)

MAIS ACESSADAS