Uma rotina pesada de trabalho é mais do que suficiente para que, após o expediente, se pense apenas em descansar. Para muitas pessoas que veem os concursos públicos como uma oportunidade de melhorar de vida, porém, não há barreiras que não possam ser ultrapassadas para conciliar trabalho e estudo. 

A técnica em enfermagem e professora de biologia, Josieli Pereira, 35 anos, atua na linha de frente do atendimento de urgência de um dos hospitais de Pronto-Socorro de Belém. Mesmo após o cumprimento de dois plantões noturnos – a permanência no hospital ocorre desde as 19h até as 7h -, ela ainda encontrou força para seguir para o cursinho preparatório pela manhã, assistindo aula de 7h30 às 12h. “É muito puxado. Houve dias em que eu pensei em desistir, mas eu tinha muita força de vontade”.

Já concursada no Pronto-Socorro, Josieli iniciou a busca por uma nova aprovação motivada pelo próprio filho, Pedro, de 5 anos. Durante o período em que manteve a rotina pesada de trabalho e estudo, ela conta que não desenvolveu nenhum método específico para driblar o sono e o cansaço. A única estratégia adotada era o pensamento constante no filho. “O que mais me impulsionou foi um dia que eu estava com ele (filho) em um ônibus lotado e ele estava quase dormindo em pé apoiado em mim. Naquele dia eu ganhei força: ‘tenho que melhorar”. 

Depois de participar de três certames a recompensa chegou com a aprovação no concurso do Hospital Barros Barreto, também na função de técnica em enfermagem. Josieli ainda aguarda ser chamada para assumir o cargo, mas já pensa em voltar a estudar. “Eu já vou começar outro preparativo porque agora eu pretendo passar em um concurso para nível superior. Quando a gente é aprovado percebe que todo o esforço vale a pena”. 

MOTIVAÇÃO

Professor de Administração em um cursinho preparatório para concursos, Petrônio Castro destaca a motivação como uma das chaves para se alcançar a aprovação. Para quem precisa conciliar trabalho e estudo, o professor aponta que a primeira medida a se adotar é trabalhar com a ideia de um período de médio a longo prazo. “Como o concurseiro que trabalha normalmente não tem um tempo muito grande para se dedicar, ele precisa fazer um planejamento de estudo de pelo menos um ano”, orienta. “Não adianta raciocinar que o edital vai sair nessa semana e que ele vai conseguir estudar e passar porque concurso demanda uma preparação mais longa”. 

O professor recomenda que o candidato defina antecipadamente qual a área de concursos que pretende fazer. Há os concursos voltados para os tribunais, para a área bancária, para a área policial e as disciplinas cobradas mudam muito de uma área para a outra. “A partir daí é possível definir quais são as disciplinas que costumam ser mais cobradas - baseando-se em editais anteriores – e fazer um planejamento”, explica Petrônio. 

Para quem não tem nenhuma experiência em concursos, o professor aponta que o ideal é buscar um cursinho preparatório presencial no turno que tiver livre. Já para os que realmente não têm tempo ou que já vêm se preparando para concursos há bastante tempo, Petrônio aponta que a saída pode ser estudar em casa com o auxílio de cursos online. “É preciso lutar para conseguir manter a chama da vontade de passar sempre acesa. Tudo passa pela motivação”, acredita. 

DICAS

- Planeje seu horário de forma eficiente e defina uma rotina de estudos

Identifique quantas horas do dia são dedicados ao trabalho e, a partir disso, defina qual o tempo livre que sobra para estudar para concursos. Uma pessoa que, por exemplo, trabalhe de 8h às 18h pode usar os intervalos de maneira programada para resolver questões ou revisar a matéria. O período de deslocamento de casa para o trabalho, para quem utiliza transporte público, também pode ser aproveitado para leituras mais simples. 

- Não leve trabalho para casa

Evite levar tarefas do trabalho para casa. Quando estiver em casa é fundamental que deixe os problemas do trabalho para trás e se concentre realmente nos estudos. 

- Não perca o foco

Em meio à rotina corrida de trabalho e estudo, o foco no objetivo final é o que poderá manter o candidato no caminho rumo à aprovação. Pense que a dor, o cansaço e a falta de tempo são passageiros e que serão recompensados no momento da aprovação. Manter o pensamento voltado para as possíveis melhorias que a sua aprovação poderá proporcionar às pessoas que você ama também são importantes para manter a motivação. (Fonte: Estratégia Concursos).

(Cintia Magno)

MAIS ACESSADAS