O acúmulo de lixo em trecho da travessa Soledade, no bairro do Paracuri, em Icoaraci, provoca um incômodo geral, sobretudo por causa do mau cheiro. O lixo fica entre a rua Santa Isabel e a 2 de Dezembro, mais conhecidas como 6ª e 7ª ruas.

“Quando o vento bate, o fedor é horrível. Não tem nem como ficar aqui fora. As pessoas passam segurando o nariz”, denuncia Gilberto Espírito Santo, 47, dono de um restaurante. Ele critica as pessoas que jogam restos de comida e outros tipos de lixo no local. “Não são os moradores daqui. É gente de fora que vem jogar”, continua. O eletricista Josué Anjo, 32, que mora em uma olaria no trecho, diz que, após o início das obras nas ruas do bairro, o caminhão de coleta de lixo deixou de entrar nas passagens transversais. “Por isso, o pessoal dessas área vem para cá jogar o lixo deles. Aí o caminhão mal passa e já tem de novo”, comenta.

PREFEITURA

O motorista João Nunes, 43, que mora em frente ao local que virou depósito de lixo, acusa a Prefeitura de Belém pela existência do lixão. “Vieram fazer a limpeza do canal, deixaram a sujeira toda aí e não levaram o entulho. Aí o povo começou a tratar como lixão”, relata. Segundo ele, a limpeza ocorreu há 15 dias e foi incompleta porque a Prefeitura não recolheu os entulhos que tirou de dentro do canal. No local, já foram jogados objetos como sofás, TVs e até geladeiras.

A Prefeitura, por meio de nota, afirma que equipes da Secretaria Municipal de Saneamento estão atuando na limpeza do canal Paracuri há mais de 2 meses e que a retirada do material é feita diariamente. Diz que os serviços devem ser encerrados no próximo fim de semana.

(Arthur Medeiros/Diário do Pará)

MAIS ACESSADAS