Novembro (Azul) é o mês de combate ao câncer de próstata e, assim como no ser humano, os cães e gatos também tem essa patologia. Para esclarecer suas dúvidas, o DOL conversou com a médica veterinária Aline Lima.

“O câncer de próstata é uma neoplasia que tem caráter agressivo e crescimento rápido. Geralmente seu diagnóstico é tardio havendo assim comprometimento de áreas adjacentes e outros órgãos”, afirmou a veterinária. Segunda Aline, a doença é mais frequente nos cães e rara nos gatos. “Animais castrados ou não castrados, acima de 10 anos de idade, podem ser acometidos pela patologia”, explica.

Sintomas

Os sinais clínicos mais comuns encontrados nos animais são de perda de peso, fraqueza nas patas traseiras, o Pet passa a  manquejar , dificuldade de defecar com presença de posição fecal, incontinência ou retenção urinária, presença de sangue na urina e dores abdominais.

Diagnóstico

O diagnóstico deve sempre ser realizado pelo médico veterinário, onde este vai realizar exame físico (toque retal), e caso seja necessário, também irá solicitar exames como ultrassonografia e radiografia em conjunto com biópsia da próstata para a confirmação do câncer.

A veterinária ressalta a importância de levar o animal ao médico veterinário com frequência para check-up ou ao perceber qualquer mudança de comportamento ou sinais incomuns.

Tratamento

“O tratamento se baseia em radiologia e quimioterapia, porém, infelizmente não aumentam a sobrevida do animal. E em casos em que não há metástase pode ser indicado a retirada total da próstata”, afirma a veterinária Aline. 

Ela ressalta que o tratamento escolhido será função do médico veterinário em conjunto com o dono do animal, assim proporcionando o bem-estar do pet.

(DOL)

MAIS ACESSADAS