Um grupo de professores e estudantes fazem uma manifestação, desde o início da tarde desta quinta-feira (23), em frente a sede da Secretaria Estadual de Educação do Pará (Seduc). Eles buscam uma audiência com a secretária Ana Cláudia Hage.

De acordo com os manifestantes, a luta é por qualidade de ensino e contra a implementação do Sistema de Educação Interativo (SEI) e pelo fortalecimento do Sistema de Organização Modular de Ensino (Some).

Em fevereiro deste ano, foi publicado no Diário Oficial do Estado a implementação do SEI que já a partir do ano que vem vai começar a substituir o Some.

Por conta da manifestação, o trânsito na avenida Augusto Montenegro foi interditado, mas educadores e estudantes retornaram para o pátio da Seduc. Eles ainda deliberam se devem voltar a fechar a via.

De acordo com o professor Beto Andrade, coordenador do Sintepp no Pará, a problemática existe a partir da observação de que o SEI implementará a educação a distância e que deve levar além do desemprego de professores impedir comunidades de ter acesso ao ensino.

"Tem comunidade sem energia elétrica no Pará. Queremos que todos tenham acesso a internet, mas muitos ficarão sem o básico", disse o professor.

O DOL tenta contato com a Seduc e aguarda os posicionamentos.

(DOL)

MAIS ACESSADAS