No trecho do Conjunto Maguari, na avenida Augusto Montenegro, em Belém, as obras do BRT estão paradas. Sem operários trabalhando e tampouco máquinas operando, as pessoas começam a desconfiar do novo prazo anunciado pela Prefeitura para a conclusão do projeto.

Fevereiro de 2018 é o novo prazo informado pela gestão de Zenaldo Coutinho para a entrega das obras até Icoaraci, dois meses depois do prazo anterior anunciado durante a inauguração da Estação Mangueirão, que seria ainda em dezembro deste ano. “Eu acho que ainda vai demorar para sair. Talvez só no meio do ano que vem”, disse a balconista Elza Lima, 43, que mora no Parque Guajará e se sente prejudicada com os transtornos do BRT. “A gente está cansado de fazer viagens demoradas, do bairro até o centro, que no geral duram até 1h30”, relatou.

Pela manhã, os transtornos se multiplicam, segundo Elza Lima. Sem abrigos adequados para os passageiros, eles sofrem duplamente: não conseguem apanhar ônibus facilmente e acabam sem proteção contra chuva ou sol.

Poeira, falta de sinalização adequada e demora na execução da obra fizeram a diarista Anete Damasceno, 53, também duvidar dos prazos anunciados. “Quando a gente vai atravessar a rua, mesmo estreita, os motoristas não respeitam os pedestres porque não tem faixa nesse trecho e a gente fica com medo de cruzar a rua”, disse a diarista.

O perigo é maior para quem trafega de bicicleta pela via. Desempregado há um ano, Edson Carneiro, 38, está fazendo trabalhos temporários e precisa se deslocar do seu bairro até a Augusto Montenegro todos os dias. “O problema é que não tem ciclovia ou um espaço reservado só para a gente. Então, sempre é um trajeto perigoso”, afirmou.

SAÚDE

Os moradores dizem que sofrem com problemas respiratórios por causa da poeira. Estender o prazo anunciado é prolongar o transtorno para muita gente, avalia o comerciante Edson Silva, 19, que trabalha numa empresa na avenida.

Em junho deste ano, após dez meses em obras, o Terminal São Brás passou a funcionar em caráter experimental para as linhas de ônibus dos distritos de de Icoaraci e Outeiro, com retorno em São Brás. As linhas passaram a utilizar a estrutura do Terminal, já com pagamento de passagem do lado de fora do veículo e possibilidade de integração ao ônibus BRT.

(Wal Sarges/Diário do Pará)

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