Católicos celebram na manhã deste domingo o 65º Círio de Nossa Senhora das Graças, padroeira do distrito de Icoaraci, em Belém. Com o tema “Maria, uma Mulher vestida com o Sol”, estima-se que cerca de 150 mil fiéis prestem suas homenagens na romaria que é considerada uma das que atraem maior público da Região Metropolitana de Belém (RMB).

De acordo com o pároco da Igreja de São João Batista e Nossa Senhora das Graças, padre Agostinho Cruz, a cada ano o Círio de Icoaraci cresce em número de devotos, sendo que muitos se preparam durante as novenas da festividade. 

“Tivemos um total de 280 grupos de evangelização só na nossa paróquia. Foram 44 visitas em escolas e 37 empresas visitadas com a imagem peregrina. Este é o momento de encontro e celebração da palavra, recordando quando Maria visitou sua prima Isabel”, falou.

TEMA 

O tema deste ano, segundo padre Cruz, lembra quando Maria foi vista no céu vestida como o Sol, retratada como o Signo Magno, no livro do Apocalipse. “Eu pesquisei e encontrei uma carta do Papa Paulo VI, em que ele faz uma alusão à Virgem Maria, que apareceu no céu, vestida como o Sol. Esta é uma alusão a Cristo e tudo o que Ela resplandece é em função de Cristo”, explica. “Então existe este grande sinal. A Igreja Católica está celebrando os 300 anos de aparição de Nossa Senhora Aparecida e os 100 anos de Fátima”, lembra.

PROGRAMAÇÃO

O Círio inicia às 7h, com missa para saída da procissão, presidida pelo Padre Antônio Cleidvan, na Igreja de São Sebastião. A caminhada segue para a Igreja Matriz da Paróquia de São João Batista e Nossa Senhoras das Graças, na Praça Pio XII. Na chegada, o bispo auxiliar de Belém, Dom Irineu Roman, presidirá a santa missa.

DEVOÇÃO DE 65 ANOS

O primeiro Círio de Nossa Senhora das Graças foi realizado em 1952, quando Icoaraci ainda era chamada de Vila Pinheiro. 65 anos depois, a devoção continua viva e leva cada vez mais fiéis a percorrerem os 6 quilômetros de romaria.

(Emily Beckman/Diário do Pará)

MAIS ACESSADAS