No último sábado (25), foi comemorado o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, em Belém. O Hemopa e ao menos 38 parceiros se mobilizaram para sensibilizar a sociedade sobre a importância do ato. Durante a programação, houve danças, apresentações músicas e até super-herói para atrair os voluntários à sede do Hemocentro, no bairro Batista Campos. 

Em alusão à data, foi promovida a Semana do Doador para homenagear àqueles que disponibilizam um pouco do seu tempo para doar sangue. “Essa semana foi muito produtiva. Em dias normais, recebemos de 200 a 250 pessoas, e tivemos um acréscimo de 50% no número de voluntários”, comemorou Juciara Farias, gerente de Capacitação de Doadores do Hemopa. 

Se depender do aposentado Ismael Souza, 64, o acervo do Hemopa sempre estará cheio. Há 45 anos, o idoso não mede esforços para fazer as doações. Ele é o voluntário mais antigo do Homocentro de Belém. “Temos de fazer o bem, mesmo a pessoa não sendo da nossa família. Um dia todos podem precisar”, alertou. 

A Igreja Assembleia de Deus, através da missão com homens, esteve engajada com a campanha. Segundo o pastor Josias Higino, a doação faz parte dos princípios de Deus. “Jesus, na Cruz do Calvário, doou o seu sangue para todos nós, e foi num ato de amor ao próximo”, relata. A congregação levou 150 participantes para doarem. Os evangélicos usaram camisetas personalizadas, placas de conscientização para atrair voluntários na porta do Hemopa durante todo o dia da ação.

(Roberta Paraense/Diário do Pará)

MAIS ACESSADAS