Cortando as águas dos igarapés da região, o Círio de Carapuru homenageia, mais uma vez, em seus 99 anos de história, a imagem de Nossa Senhora da Conceição, neste dia 8 de dezembro. É uma procissão fluvial já tradicional da Vila de Carapuru, no município de Santa Izabel. O Círio deve contar com mais de 10 mil fiéis, que se dividirão entre seguir a santa de canoa no percurso de 1h30 descendo o rio, ou recebê-la na orla da comunidade.

“A romaria deve começar às 5h30, saindo da igreja da Vila, e seguir até a comunidade de Cacau, onde uma missa será celebrada pelo Padre Roosevelt, na capela local”, explica a coordenadora da festividade, Ana Cláudia Farias. “A partir das 7h, faremos o caminho de volta para a Vila, o que deve levar entre 2 a 3 horas, dependendo do volume da água, e ao chegar faremos a procissão terrestre pelas ruas principais da comunidade”, continua. 

O evento vai culminar em uma missa final, na igreja da Vila, com o tema da festividade, “Maria, luz para as famílias”. Além do Círio, a festividade de Nossa Senhora da Conceição de Carapuru contará com quermesses, grupos de canto, novenas, bingos e outras programações, que ocuparão as noites do local até o dia 16 de dezembro.

(Arthur Medeiros/Diário do Pará)

MAIS ACESSADAS