O Facebook é uma rede social em que o usuário compartilha momentos, realiza chamadas de vídeo, posta fotos, textos e até “live” (transmissão ao vivo). O que causa estranheza é que isso tudo seja feito por um presidiário. Na manhã desta sexta-feira (22), começaram a aparecer imagens de três homens, supostamente dentro de um presídio, na rede social.

Entre três perfis analisados, apenas um foi confirmado pela Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe) como custodiado do governo. Taciano Fagundes está preso na Central de Triagem Metropolitana I (CTM I), no Complexo Penitenciário de Santa Izabel.

No período no qual a foto do perfil foi postada, dia 06 de dezembro, ele já estava preso. Em outra imagem, postada por ele no dia 18 de dezembro, aparece um outro homem, marcado na postagem como “Felipe Mendes”. Porém, a Susipe não confirmou que essa segunda pessoa esteja custodiada. A confirmação só poderá ocorrer após perícia da superintendência, que irá analisar o local de onde ocorreu a postagem, já que o perfil no Facebook pode utilizar um nome diferente do registrado no sistema penitenciário.

As postagens dele remetem que ele está preso, principalmente por falar muito em possível liberdade e em uma delas ela escreveu uma data para que isso ocorra. 

Em uma postagem de “Felipe Mendes”, do dia 18 de dezembro, Taciano aparece na imagem e é marcado com mais algumas pessoas.

Sobre o uso de celulares nas penitenciárias, a Susipe informa que vem intensificando as revistas em todas as unidades prisionais para coibir a entrada de celulares e outros objetos ilícitos nos presídios do Estado. Hoje, o Pará dispõe de bloqueadores de sinal de celular em seis centros de detenção da Região.

(DOL)

MAIS ACESSADAS