Tradição natalina desde 1956, o Círio do Menino Deus, em Marituba, chega à sua 61ª edição nesta segunda-feira de Natal (25), data em que anualmente habitantes do município se unem para celebrar o padroeiro da cidade. Este ano, o tema é “Deus Menino, o sol nascente que nos veio visitar”, que, segundo o padre Ederaldo Silveira, pároco da Igreja Matriz do Menino Deus, é baseado em um versículo da Bíblia que faz referência ao sol ser a luz que ilumina todos.

“O maior apelo dessa procissão é de que os povos procurem a paz, os adversários se deem as mãos e os inimigos voltem à amizade”, explica o pároco. Além disso, para ele, a imagem do Menino Deus representa a santa infância e a valorização das crianças. “No Círio, juntos, pedimos proteção a todas as crianças e rezamos por elas”, continua. No Círio, haverá uma missa às 7h, na comunidade Santa Tereza D’Ávila. A procissão sairá a partir das 8h, até a Praça Matriz. Este ano, houve uma mudança no trajeto que antes partia da Paróquia São Marcos, com a intenção de se aproximar mais das famílias e da população.

“Desta vez, faremos um trajeto por uma comunidade bem mais populosa, e poderemos passar mais perto das casas do povo e das famílias. Antes, o percurso transitava por uma região mais industrial”, informa o padre. A expectativa é de que 10 mil pessoas participem do Círio.

(DOL)

MAIS ACESSADAS