Vai reunir os amigos e parentes em casa na festa de Réveillon? Usando a criatividade, é possível gastar pouco. Para uma reunião com 20 pessoas, contratando o buffet, fazendo uma decoração com peças de família, garçons, bebidas e louças, o custo pode chegar a R$3 mil.

Mas, se a comida for feita por conta própria, esse valor pode cair em até 40%. E menos ainda, se o anfitrião optar pelo velho “cada um leva o seu prato”, que, em momentos de crise, não fica nenhum pouco deselegante.

Há 6 meses, as amigas Beth Vergolino, 49, e Júlia Fontenelle, 47, resolveram mudar de ramo e embarcar na consultoria e organização de festas. Contratando os serviços da empresa, a Lá Table, elas garantem um evento requintado, com mesa farta, animação e, claro, com um custo baixo. “Contratamos dos próprios fornecedores para baratear, ou ensinamos como montar um evento”, lembra Júlia, que antes trabalhava com buffet de festa.

Na internet, é possível encontrar profissionais qualificados e com um peço camarada. “No Instagram, tem alunos de gastronomia que fazem pratos maravilhosos. Não é preciso ser famoso para ter uma boa comida”, recomenda a engenheira civil Beth. Se a opção for fazer em casa, o ideal é calcular a proteína por pessoa. A média é de 220 gramas.

Sobre a bebida para acompanhar o jantar, as empresárias recomendam conhecer o perfil dos convidados. “A proporção é de uma garrafa para cada. Porém, uns bebem mais e outros menos”, observa Beth. Se restar dúvida e quiser economizar, a opção é informar ao convidado, para ele levar sua própria bebida. No jantar de Ano Novo, o espumante é o indicado. 

DECORAÇÃO
Mantendo a tradição, a casa deve estar decorada no dourado, branco, amarelo e prata. “Usa o que tem em casa. Peças como o pinheirinho de Natal, por exemplo, basta pintá-la com spray dourado”, diz Beth. “A pessoa tem de ser criativa. Uma festa bonita não é necessariamente cara”, finaliza Júlia.

(Roberta Paraense/Diário do Pará)

MAIS ACESSADAS