Alunos da escola localizada na comunidade quilombola de Boa Vista, no município de Salvaterra, arquipélago do Marajó, no Pará, voltaram a fechar a rodovia PA-154 na manhã desta quarta-feira (28). Eles querem o retorno de um professor remanejado pelo prefeito.

Segundo os estudantes, o professor e vereador Otávio Nascimento Júnior, o Nick Júnior, realizava um bom trabalho na comunidades de Boa Vista e na Vila Passagem Grande, o que teria levado o prefeito Valentim Lucas (PSDB) a afastá-lo por perseguição política.

O protesto pede o imediato retorno do professor à escola.

Com pedaços de árvores, os manifestantes fecharam a rodovia na altura da vila de Jobim, nas proximidades da ponte.

O trânsito na área ficou parado. Na última segunda-feira (26), os mesmos estudantes protestaram contra a ação que consideram autoritária por parte do prefeito.

Após cerca de duas horas de fechamento, os manifestantes liberaram a PA-154 e foram para o prédio da Secretaria Municipal de Educação de Salvaterra. eles prometem ocupar o prédio por tempo indeterminado. A Polícia Militar acompanha o caso.

PREFEITURA

A reportagem entrou em contato com a prefeitura de Salvaterra e conversou com o secretário de administração do município, Luiz Paulo.

Por telefone, o titular da Sead informou que ao contrário do que dizem os estudantes, o professor não foi afastado e o prefeito apenas atendeu uma necessidade administrativa.

"A Secretaria de Educação tem autonomia para transferir professores conforme a necessidade das escolas. Ela transferiu o professor para outra escola. Transferimos para a escola em que ele foi mais necessário", disse.

Luiz Paulo ainda admitiu que o município está com quadro reduzido de professores.

LEIA MAIS:

Mães de alunos fecham estrada contra péssimas condições de escola no Marajó

MINISTÉRIO PÚBLICO

Uma comissão foi recebida agora pela manhã no fórum de Salvaterra, pelo promotor Antônio Ilton Júnior e um documento foi entregue com a citação dos artigos da lei que garante aos quilombolas o direito de escolher o professor que querem pra sua comunidade.

Um mandado de segurança pede que o juiz revogue a decisão do prefeito.

(DOL com informações de Dario Pedrosa)

MAIS ACESSADAS