A população de Belém sofreu ao longo do mês de fevereiro com os constantes alagamentos que atingiram a capital paraense. Nas redes sociais, o prefeito Zenaldo Coutinho afirmou que a situação ocorreu devido às chuvas coicindirem com a maré alta. Entretanto, horas depois do anúncio, um morador da cidade desmentiu o prefeito, mostrando que a cidade não passava por maré alta no dia com um dos piores alagamentos recentes.

A gravação ocorreu no último dia 26, quando uma forte chuva atingiu o município durante a manhã, deixando diversos pontos da cidade submersos. Na tarde deste dia, Zenaldo publicou no Facebook um vídeo falando sobre os alagamentos, os quais creditou às chuvas e maré alta.

Revoltado com a posição do político, o internauta Ronaldo Brito, líder comunitário do Centro Dr. Cipriano Santos, do bairro de Canudos, mostrou imagens do Ver-o-Peso, uma das áreas mais afetadas pela maré, completamente seca.

"Não tem maré alta nenhuma. Olha aqui o Ver-o-Peso todo seco", afirmou Ronaldo. "Prefeito Zenaldo, está na hora de arranjar outra desculpa". Ainda no mesmo dia, Ronaldo gravou um segundo vídeo, mostrando as ruas do bairro de Canudos alagadas durante a noite, horas depois da chuva que atingiu a capital paraense.

Na terça-feira (27), o prefeito Zenaldo voltou a afirmar, em uma emissora de televisão, que o problema dos alagamentos em Belém ocorrem devido às chuvas, lixo jogado pela população e até a posição de Belém em relação ao nível do mar, o que tornava o problema "inevitável". Também na terça-feira (27), vereadores criticaram a posição do prefeito, afirmando que recursos milionários foram aprovados em 2017 para a aplicação de saneamento básico na capital.

(DOL)

MAIS ACESSADAS