Os cães são animais carnívoros por natureza, mas nada impede que eles usufruam de uma fruta fresca. Quem nunca passou por uma situação de estar comendo alguma frutinha e seu pet ficar com “cara de pidão”? E vamos confessar, dá uma pena não fazer a vontade do nosso animal. Mas para não ficar dúvida sobre as frutas que seu cachorrinho pode ingerir, o DOL conversou com a médica veterinária Michelly Vasconcelos.

“Sempre existem dúvidas dos proprietários em relação quais furtas podem ser dadas aos seus cães. O primeiro passo é pegar algumas dicas com seu veterinário de confiança. É importante lembrar que as frutas nunca devem substituir a refeição, pois os cães são carnívoros, mas podem ser dadas como complemento (petisco)”, afirmou a médica veterinária.

Frutas a que podem ser oferecidas para os cães

– Banana (sem casca): é rica em potássio, vitaminas A e C e fibras. Excelente para uma boa manutenção do sistema imunológico.

– Caju (sem a castanha): rica em vitamina C e ferro, o caju é sempre bem-vindo à alimentação do animal. É uma fruta que auxilia o sistema imunológico do animal.

– Caqui: o caqui é uma fonte de vitamina C e E.

– Maçã (sem talo e sementes, que devem ser retirados, pois, podem intoxicar o animal): ela é rica em vitaminas B, C e E.

– Pêra (sem talo e sementes, que devem ser retirados, pois, podem intoxicar o animal): ela é rica em vitamina A e C, além de ser uma fonte bastante rica em complexo B

- Manga (sem o caroço): ela é rica em fibras alimentares e vitamina C.

– Kiwi (sem casca): contém vitamina C, fibras e magnésio. Alguns estudiosos afirmam que pode prevenir o câncer.

– Goiaba: é rica em vitaminas A, B, C, ferro e fosforo. Ela pode ser fornecida com casca, pois ajuda no bom funcionamento do intestino.

– Morango: é uma fonte de vitamina C, A e complexo B.

- Melão e Melancia (sem casca e sem sementes): ricas em vitaminas, fibras e cálcio.

Frutas que não são indicadas para os cães consumirem

– Laranja: essa fruta pode ter um valor muito nutritivo para o cão, porém se ele tiver gastrite, pode fazer muito mal pela sua acidez.

- Abacaxi: é rico em vitamina C e B6, além de tiamina, ferro e magnésio, porém é acida podendo causar gastrite.

- Uva: é rica em vitamina C e complexo B.  Há relatos de que cães consumiram uvas e chegaram a óbito, por lesões renais graves.

- Abacate: esta fruta é rica em vitamina A, B1 e B2, porém possui uma substância toxica (persina) para os cães causando problemas gastrointestinais.

- Carambola: é rica em vitamina A, C e complexo B, porém contém uma toxina natural que não é filtrada pelo do rim do animal.

Fique atento as dicas do DOL e cuide do seu cachorro!

(DOL)

MAIS ACESSADAS