Na última terça-feira (6), o DOL recebeu a denúncia de uma moradora do município de Marituba relatando uma triste e alarmante situação vivida não só por ela, mas por muitos que precisam de um atendimento médico digno e eficiente.

FALTA DE SERINGAS

Em entrevista, a denunciante explica que está grávida de 5 meses e foi encaminhada no início de fevereiro para a unidade básica de saúde (UBS) João Teófilo Carneiro, bairro da Pirelli (Marituba), onde precisaria fazer a coleta do pré-natal. No entanto, o que deveria ser um simples exame, terminou em uma longa espera de mais de um mês, pois a referida unidade estava sem seringas.

”Eu já tinha feito a minha primeira consulta e precisava dar prosseguimento aos exames, então me orientaram para a UBS da Pirelli para fazer a coleta, que iria resolver boa parte das pendências médicas. Mas isso foi no início de fevereiro. Logo quando cheguei me disseram que não poderiam me atender porque estavam sem seringas, perguntei a previsão e não tinham ideia de quando chegaria”, explica a denunciante de 20 anos.

Além de ter que optar por uma unidade particular para fazer ultrassom, já que a UBS não tinha o suporte necessário, na metade de fevereiro ela voltou ao local para fazer a coleta, sendo novamente rejeitada diante o mesmo problema.

”Precisaram remarcar meus exames duas vezes nesse meio tempo pela falta de seringas. Não tenho condições de ficar pagando um atendimento particular, senão já teria feito isso. E os servidores de lá ainda disseram que não poderiam me encaminhar para nenhum outro local”.

JUSTIFICATIVA

Nesta sexta-feira (9), o DOL recebeu uma resposta da Secretaria Municipal de Saúde de Marituba sobre o caso, que alegou que a falta de seringas teria acontecido por conta de uma programação especial voltada à Semana da Mulher. Em nota, porém, eles alegam que a falta de seringas teria acontecido ainda essa semana de março, não justificando a falta no mês de fevereiro.

Entramos novamente em contato com a denunciante na noite de hoje (9). Ainda descrente com a eficiência do serviço, ela nos informou que os exames foram remarcados para a próxima segunda-feira (12), “Me disseram que iriam remarcar os atendimentos para essa segunda, mas já não acredito que realmente aconteça”.

+ Veja na íntegra a nota da Secretaria Municipal de Saúde de Marituba:

"A Prefeitura Municipal de Marituba, através da Secretaria Municipal de Saúde vem justificar a falta de seringas no último dia 06 na Estratégia Saúde da Família João Teófilo Carneiro, pois criamos uma programação especial voltada à Semana da Mulher, aumentando consideravelmente a demanda onde oferecemos palestras educativas, coleta de PCCU, oficinas de artesanato, atendimento com educador físico, psicólogo, assistente social, fisioterapeuta, nutricionista, avaliação com ginecologista e mastologista, maquiagem, sorteio de brindes e programação cultural de 7H às 16H, sendo assim nosso estoque de seringas esgotou, mas esta secretaria informa que o nosso estoque já foi reposto, normalizando todos os serviços. Pedimos desculpas pelo transtorno causado, nos colocando a sua inteira disposição."

(Fernanda Palheta/DOL)

MAIS ACESSADAS