O ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, se reuniu ontem com João Acácio, presidente da DTA, empresa que toca as obras de derrocamento do Pedral do Lourenço. O executivo informou que, no último dia 20, protocolou junto ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) solicitação de autorização para realizar pré-teste no projeto de dragagem e derrocamento de via navegável do rio Tocantins.

João Acácio explicou ao ministro que essa fase é importante para definir procedimentos técnicos para a retirada das pedras do meio da hidrovia. “Estamos planejando realizar essa fase de testes ainda neste primeiro semestre. E as obras efetivamente devem começar até o fim do segundo semestre deste ano”, disse.

“Essa obra vai aumentar a competitividade logística dos portos da região Norte, ao permitir que nosso rio Tocantins possa ter navegabilidade durante todo o ano. Isso trará uma repercussão absolutamente extraordinária para a região Norte. Hoje, tivemos a oportunidade de debater e, acima de tudo, encontrar formas de garantir que as etapas possam ser cumpridas o mais rápido possível”, afirmou o ministro Helder Barbalho.

Os testes vão permitir à DTA estudar como as rochas que formam o Pedral se comportarão quando submetidas a explosivos. Isso será fundamental para definir o plano de detonação e remoção das rochas.

(Diário do Pará)

MAIS ACESSADAS