O mundo, uma parte do universo nas mãos. Foi esta a leitura que Luiz Fernando Lima, de apenas 6 anos, fez ao segurar o globo terrestre que está em exposição no Centro de Ciências e Planetário do Pará. A peça faz parte do acervo que está em amostra pelas comemorações do Dia do Mundial da Astronomia, celebrado ontem. 

O objetivo da programação foi despertar o interesse da comunidade para a divulgação científica na área. “Eu quero ser astronauta e já sei que vou ter de estudar para isso”, disse o pequeno Luiz Fernando.

Para a professora Sinaida Vasconcelos, diretora do Planetário, as comemorações pelo dia da Astronomia também levou em consideração uma pergunta: Afinal, estamos sós no planeta? “A astronomia tenta desvendar os mistérios do universo e desperta muitos questionamentos. Muitos ainda sem respostas e, quando estudados, geram mais perguntas”, disse.

Uma palestra com o tema foi ministrada por bolsistas do centro. O encontro rendeu bons debates entre o público e os jovens cientistas que falaram sobre temas como buraco negro, formação da galáxia.

(Denilson D'Almeida/Diário do Pará)

MAIS ACESSADAS