O Dia do Bem-Estar Animal, projeto de iniciativa do mandato do vereador de Belém Igor Normando (PHS), realizou uma caminhada educativa, na manhã de ontem (29), para tentar conscientizar a população sobre os maus-tratos aos animais. Dessa vez, o público-alvo foram os moradores do bairro da Cremação, em especial os que moram nas proximidades da Praça Dalcídio Jurandir.

O local está completamente abandonado, servindo, também, para abandono de cães e gatos. Durante a caminhada, foram entregues panfletos para conscientizar as pessoas a não maltratar os bichinhos e atentar para os riscos de doenças. “As pessoas abandonam e depois não sabem o motivo para tantos casos de toxoplasmose”, alerta Igor Normando. O vereador é autor da lei 9.202/2016, que estabelece multa para quem maltratar animais. A lei foi sancionada, mas nunca saiu do papel. Segundo ele, as políticas públicas devem passar necessariamente pela adoção, castração e educação das pessoas.

A própria praça Dalcídio Jurandir é um dos locais mais denunciados de maus-tratos a animais. Lá, há pelo menos 50 gatos abandonados, a maioria recém-nascida, que recebem cuidados de um grupo fixo de moradores da área. A dona de casa, Olívia da Paixão, 48 anos, é uma das cuidadoras da praça há cinco anos. “A gente cuida pra tentar doar, mas é difícil conseguir pessoas que queiram adotar. A maioria dos gatos morre”, lamenta.

(Leidemar Oliveira/Diário do Pará)

MAIS ACESSADAS