Com o tema “É Hora de Vender”, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Pará (Sebrae) abriu ontem, na sede da entidade em Belém, a Semana do Microempreendedor Individual (MEI). Trata-se de um mutirão de atendimento voltado para quem já atua com o registro de MEI e para quem tem interesse de obter esse registro. 

A partir de amanhã (16), todas as atividades da Semana do MEI ocorrerão no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, seguindo até o próximo sábado (19), dentro da programação da Feira do Empreendedor 2018. Como o evento ocorre no mesmo período da 5ª Semana da Estratégia Nacional de Educação Financeira (Enef), as temáticas da programação da Semana do MEI serão focadas nos temas Finanças e Educação Financeira.

De acordo com Eliamar Braga, analista do Sebrae no Pará e coordenadora da ação, o MEI é uma modalidade de registro empresarial que deve atender a algumas regras. Por exemplo, só pode alcançar até R$ 81 mil em faturamento por ano. “Pode ser uma atividade de comércio, da indústria e de serviços, desde que não sejam ligados a profissões porque não pode ser uma atividade de cunho intelectual, como na área da saúde, explica. “Para ter registro de MEI, o empreendedor deve ir ao Sebrae, onde ocorrem palestras todas as semanas e em diversos horários”, disse Eliamar, acrescentando que o atendimento serve para esclarecer todas as dúvidas sobre o registro. 

NO ESTADO

Atualmente, no Pará, existem 149.739 mil microempreendedores individuais registrados e ativos. Segundo Eliamar, somente na semana passada, no período de 5 a 12 deste mês, foi formalizado registros de mais de 500 novos microempreendedores no Estado. A Semana do MEI é promovida por meio de uma parceria do Sebrae com o Banco Central e Febraban.

EVENTOS

Realizada pelo Sebrae no Pará, a 9ª Feira do Empreendedor ocorre no período de 16 a 19 de maio de 2018, das 9h às 22h, no Hangar. 

A Semana do MEI será realizada dentro da programação da feira, até sábado (19). No interior do Estado, o Sebrae vai realizar a Semana no período de 21 a 25 de maio, em onze escritórios regionais: Castanhal, Capanema, Marabá, Redenção, Parauapebas, Abaetetuba, Itaituba, Breves, Paragominas, Santarém e Altamira.

(Pryscila Soares/Diário do Pará)

MAIS ACESSADAS