“Já tem mais de um mês que essa água não seca. Isso complica a vida de quem quer ir e vir aqui na rua”. As palavras são da idosa Raimunda Souza, 84 anos, aposentada, que descrevem muito bem a situação da passagem Trindade, entre as travessas Barão do Triunfo e Mauriti, no bairro do Marco, em Belém. Apesar dos dias de sol na cidade, a água parada no local não seca.

O alagamento já é visível bem no centro da passagem Trindade. A água de coloração escura e tomada por limo indica o tempo em que os ocupantes do local estão passando por essa situação. “Já estamos até acostumado com isso. Mas, é logico, que o que nós moradores queremos é que a prefeitura faça alguma coisa para que essa água seque ou seja escoada”, afirma Lauro Almeida,49 anos, morador.

O alagamento alcança todas as vias do trecho, onde nem mesmo motociclistas e condutores de automóveis conseguem atravessar o local. De acordo com os moradores o alagamento na passagem Trindade já dura mais de um mês, mesmo com dias sem chuvas na cidade. “Não tem chovido esses dias, mas ainda assim esse alagamento não termina. É logico que, quando vem a chuva, a situação só piora pra quem mora aqui”, diz Carmem Neves, 44 anos.

A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), informa que realiza com regularidade limpeza da rede de drenagem e dos canais do bairro do Marco. No entanto, a dificuldade de escoamento ocorre pela obstrução no Canal Tucunduba, onde o Governo do Estado realiza obras de macrodrenagem e a Prefeitura, por meio da Sesan, faz a retirada de casas que obstruem a passagem da água da chuva. O problema de alagamento no bairro será totalmente solucionado com a conclusão das obras de saneamento no Tucunduba. 

(Alexandre Nascimento/Diário do Pará)

MAIS ACESSADAS