Quando chega o mês de junho as doações de sangue pelo Pará sofrem uma redução de até 70% em comparação com os meses anteriores. O período difícil impulsionou um grupo de hospitais públicos a criarem juntos ações de mobilização e adesão à Campanha Junho Vermelho, promovida desde 2011 pelo movimento "Eu Dou Sangue".

A finalidade da campanha é despertar a solidariedade e a conscientização da população sobre a importância da doação. No Pará, alguns fatores, como o inverno amazônico, provocam uma diminuição de até 70% no número de doações nos serviços de coletas espalhados pelo Estado.

Durante todo o mês de junho, os Hospitais Jean Bitar (HJB), em Belém; Geral de Tailândia (HGT); Regional Público do Leste (HRPL), em Paragominas; Regional do Marajó (HRPM), em Breves; a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), em Tucuruí; e o recém inaugurado Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), realizarão diversas ações, entre elas, o encaminhamento de candidatos à doação para postos de coleta, sob a responsabilidade da Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), que coordena a Política Estadual do Sangue.

A campanha "Junho Vermelho" também chegou até o Marajó com as ações no HRPM, que também possui agência transfusional própria e que nos cinco primeiros meses efetivou 775 transfusões em pacientes internados no hospital e em outras unidade de saúde da região marajoara.

Confira aqui os requisitos para ser um doador e ajude.

(DOL)

MAIS ACESSADAS