Os moradores dos conjuntos Satélite, Pedro Teixeira, Orlando Lobato, Mururé, Ilha Porchart e Comunidade Teixeirinha, em Belém, estão praticamente sem água nas torneiras. Por conta de uma manutenção em um poço do sistema Ipasep, o fornecimento foi reduzido em 50% desde a terça-feira (12), segundo a Cosanpa. 

De acordo com Nelson Santos, 71, aposentado, morador do Satélite, a comunidade não foi avisada. “Fomos pegos de surpresa. Já tem uma semana que estamos com o abastecimento bastante comprometido”, conta. No Maguari, o abastecimento está parcialmente suspenso e só é fornecido em dois momentos do dia: das 17h às 21h e das 5h às 9h. De acordo com a Cosanpa, a interrupção de oito horas no abastecimento é necessária para recuperar o nível de água do reservatório apoiado do conjunto. A previsão é que esse revezamento continue até amanhã (15). 

Antônio Lima, 56 aposentado, morador do Maguari, precisou fazer um poço artesiano na sua casa, mas ainda assim o custo com energia elétrica precisa ser controlada. ”A gente acaba tendo que resolver por conta própria se quiser ter água de qualidade”, disse.

(Diário do Pará)

MAIS ACESSADAS