O deputado federal do PSol, Edmilson Rodrigues, vai tentar a reeleição no pleito deste ano. A pré-candidatura foi lançada na noite de ontem (15), na casa de samba Quem São Eles, em Belém. O evento foi acompanhado por correligionários e lideranças do PSol. Apesar de cotado inicialmente para disputar o Governo do Estado, Edmilson decidiu lançar-se novamente à Câmara Federal para tentar garantir o percentual de votos ao partido exigido pela Cláusula de Barreira.


O PSol também pretende eleger dois deputados estaduais e um senador. Edmilson é um veterano na política paraense. Já foi deputado estadual por duas vezes e prefeito de Belém entre 1996 e 2004. O mandato de deputado federal tem se pautado pela defesa dos movimentos sociais, em especial dos direitos humanos. Ele destaca a atuação na investigação da chacina de Pau D’arco, no crime ambiental cometido pela empresa Hydro, em Barcarena, e mais recentemente, na garantia das bolsas de estudos a quilombolas e indígenas universitários.

CRÍTICAS A JATENE

Crítico ao governo do Estado, o psolista diz que o atual governador Simão Jatene governa de forma clandestina, comprometendo bilhões do orçamento público em incentivos fiscais a empresas sem que haja transparência dessas ações. “Um governador que licencia empresas irregulares e permite que as pessoas adoeçam é um governo corrupto que atua de costas para o povo”, diz Edmilson.

(Diário do Pará)

MAIS ACESSADAS