Durante as férias de julho, muitas famílias aproveitam as praças como opção de lazer. Em Belém, esses espaços nem sempre têm a manutenção adequada para receber as pessoas e é possível encontrar lixo, bancos quebrados, mato, calçadas quebradas e os brinquedos quase totalmente destruídos e sem condições de uso.

Na Praça do Marex, no bairro de Val de Cans, que é bem arborizada, há um campo grande de futebol utilizado pela comunidade da redondeza. Mas o entorno é cheio de problemas: como a praça é arborizada, as folhas secas caem pelo chão e misturam-se aos plásticos que caem das lixeiras furadas ou que são jogadas pela própria população no chão. Os quiosques estão quebrados e pichados.

No parque do canteiro da avenida Romulo Maiorana com a travessa Humaitá, no bairro do Marco, o cenário é semelhante: lixeiras e bancos quebrados e brinquedos danificados, como os balanços, que por precaução, acabaram sendo amarrados na estrutura de madeira. A área é usada como campinho de futebol pelos adolescentes da área.

PORTAL

Na pracinha do Portal da Amazônia, os brinquedos também estão quebrados. O escorrega bunda e o trenzinho precisam de reformas. Apesar de ficar ao lado de uma base da Polícia Militar, o local também é apontado como inseguro pelos moradores.

O único espaço conservado visitado pela reportagem é o Ver-o-Rio, localizado no bairro do Umarizal. No local, é possível levar as crianças para brincar no parquinho e fazer refeições, principalmente de comidas típicas. Ainda assim, o público no local quer melhorias.

“O espaço precisa melhorar, principalmente com a manutenção dos brinquedo das crianças. É preciso também ter mais policiamento. Aqui vem a guarda municipal, mas não é constante”, reclama Elizandra Pinheiro, 42, professora.

A Prefeitura Municipal de Belém (PMB) informou, por meio de nota, que a Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) realiza trabalhos de limpeza diariamente nas praças da capital, e que o Portal da Amazônia e a praça do Marex receberam, recentemente, os serviços de capinagem que são realizadas a cada 60 dias. Na praça da avenida Rômulo Maiorana estão previstos serviços de capinagem para as próximas semanas.

Sobre a segurança, a prefeitura disse também que A Guarda Municipal de Belém possui um posto fixo no Portal da Amazônia que funciona 24h por dia e realiza, ainda, rondas periódicas em todo o Portal a pé e em viatura. Nos demais espaços, são realizadas rondas.

(Dominik Giusti/Diário do Pará)

MAIS ACESSADAS