Mais de 50 mil eleitores do município de Moju estão aptos para votar hoje na eleição suplementar. Dos três candidatos que iniciaram a disputa pelo cargo, somente dois são considerados aptos pela Justiça Eleitoral ao pleito: a ex-deputada Nilma Lima, da coligação “Juntos por um Moju Melhor” (MDB, PSC e PCdoB) e Nazareno dos Santos, da coligação “O Povo no Poder” (PT). A coligação “Avante Moju” (PSDB), liderada pelo candidato Edilson Martins, conhecido com Edilson Cheira Flor, teve a canditadura impugnada, por 5 votos a 1 no Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE/PA), na manhã deste sábado.

O motivo foi a situação irregular do candidato a vice na chapa, Jamilson Edmundo da Costa, conhecido como Jardel. Em abril deste ano, a Justiça eleitoral cassou o mandato do prefeito de Moju, Deodoro Pantoja da Rocha, o “Ié-Ié” (PSDB), e ainda de seu vice, Jardel, por abuso de autoridade e de poder político, conduta vedada a agente público, propaganda institucional em período vedado e contratação de 640 temporários em período eleitoral ainda os torna inelegíveis pelos próximos 8 anos. Agora, o Tribunal entendeu que Jardel continuava irregular na composição da chapa. Os votos que serão dados à coligação de Edilson, em razão da decisão do TRE, não serão totalizados nessa eleição.

PESQUISA

Pesquisa da Alvo Marketing e Publicidade LTDA, divulgada ontem, aponta que Nilma lidera a pesquisa de intenção de votos. Segundo a consulta, na intenção de voto espontânea (sem o estímulo dos nomes), Nilma tem 46% de intenção contra Edilson, que aparece com 20,2%. Em terceiro lugar vem Nazareno com 3%. Os indecisos somaram 23,3% e 7,5% afirmaram que não votariam em nenhum dos candidatos.

Na intenção de voto estimulada, com a apresentação dos candidatos, Nilma obteria 50,3% da preferência dos eleitores, contra 22,7% de Edilson, seguidos por Nazareno, com 4,5%. A coleta de dados foi realizada entre 18 e 20 de junho. A margem de erro é de 5% para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no TRE/PA sob o número PA-03824/2016 e 400 pessoas foram entrevistadas. 

ESTRUTURA

O TRE disponibilizará 177 Seções Eleitorais (153 seções efetivas com 24 agregação) em 66 locais de votação. No total serão 903 mesários atuando, quase o mesmo quantitativo da eleição passada. Serão disponibilizadas 175 urnas eletrônicas e outras 45 de contingência.

Candidatos

- Coligação “Juntos por um Moju Melhor” (MDB, PSC e PCdoB)Maria Nilma de LimaRubens Teixeira (vice)

- Coligação “O Povo no Poder”(PT) Nazareno dos SantosArnaldo Cicapello (vice)

- Coligação “Avante Moju” (PSDB)Edilson Martins PaesJanilson Santos (vice)

Tribunal regional eleitoral

- O Tribunal Regional Eleitoral informa que não haverá utilização de formulários de justificativa eleitoral nem serão instaladas mesas receptoras de justificativas. Os eleitores que não votarem deverão procurar o respectivo cartório eleitoral em momento posterior ao pleito para justificar a ausência. Prazo para isso vai até o dia 23/08.

- O Tribunal utilizará de 30 a 35 pontos de transmissão. Dependendo do quantitativo de pontos de transmissão levantados pela equipe técnica, espera-se encerrar o pleito até às 22h.

- Do total de eleitores, 24.453 são do sexo feminino (48,41%) e 26.058 do sexo masculino (51.59%). Desse total, 1.754 votarão pela primeira vez e 1.086 tiraram o título este ano, sendo que 2.644 eleitores estão irregulares e não poderão votar.

Denúncia de compra de votos

O escândalo do cheque-moradia que há cerca de 4 anos ajudou na reeleição do governador Simão Jatene pode estar se repetindo em Moju. O esquema estaria beneficiando agora o candidato apoiado por Jatene, Edilson Martins.

Com base em relato de moradores que receberam o benefício, o vereador Gerson Dourão (PCdoB) denunciou que famílias procuradas para a compra de voto são, na sua maioria, eleitores que estariam apoiando Nilma Lima e o benefício seria uma forma de mudar o seu voto, em favor de outro candidato. Os cheques variam entre R$ 800 e R$ 3 mil.

O vereador teria confirmado a denúncia após contatar proprietários de lojas de material de construção do município. “Um comerciante alertou que nesta semana pelo menos 15 pessoas procuraram o seu estabelecimento interessadas em trocar cheques moradia, situação que não ocorria nas semanas anteriores à eleição”, afirma o vereador.

O deputado estadual Iran Lima (MDB) lembra que Jatene foi condenado em segunda instância, por decisão colegiada, no TRE, por abuso de poder econômico e uso da máquina pública na eleição de 2014, quando utilizou o projeto cheque moradia para se reeleger. “Novamente o govenador se acha acima da lei e se beneficia de projetos do Estado para comprar votos”, alerta Iran, que tem em seu poder cópias dos cheques. 

(Diário do Pará)

MAIS ACESSADAS