A servidora pública Iolanda Vilhena, da Secretária de Estado de Transporte (Setran), será investigada por possível ato de improbidade administrativa, após ser suspeita de ter preenchido previamente a folha de ponto do mês de junho e ter viajado à Rússia para assistir a Copa do Mundo. O procedimento investigatório foi instaurado nesta terça-feira (26). 

O procedimento investigatório é de autoria do promotor de justiça Rodier Ataíde Barata e pode durar até 90 dias. A funcionária pública está sendo investigada por possivelmente estar em viagem para a Rússia, mas sem autorização, licença ou férias do trabalho. Uma série de imagens publicadas em redes sociais e reproduzidas por meios de comunicação mostram Iolanda supostamente em estádios da Rússia.

O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) recebeu denúncias do fato e instaurou o procedimento investigatório para comprovação, ou não, da irregularidade. A investigação pretende comprovar se a viagem realmente ocorreu, se houve mesmo a assinatura da folha de ponto do mês e se há outros envolvidos no caso.

Em caso de comprovação da irregularidade, a funcionária pública poderá responder por ato de improbidade administrativa, devido à violação de princípios da administração pública, podendo assim perder sua função pública. Caso não seja comprovado, o caso deve ser arquivado.

Processo administrativo aberto

Em nota, o Governo do Estado do Pará e a Secretaria de Estado de Transportes (SETRAN) informam que não toleram ou concordam com qualquer tipo de desvio de conduta de seus servidores. Em função disto, foi aberto processo administrativo competente para que sejam apuradas e esclarecidas supostas irregularidades, à luz da legislação vigente, com vistas à tomada de providências cabíveis.

(Com informações do Ministério Público do Pará)

MAIS ACESSADAS