Férias em julho não precisa ser necessariamente sinônimo de praia ou viagens longas. Quem fica por Belém mesmo também pode aproveitar os dias de folga e a cidade mais calma para programas diferentes envolvendo esportes ao ar livre.

E as opções são variadas e para todos os gostos, do radical ao contemplativo. Canoagem, rapel, corrida de rua e ciclismo são só alguns dos exemplos de atividades que podem garantir diversão e em redes sociais é fácil de encontrar grupos dedicados a reunir pessoas interessadas nesse tipo de programação.

Um deles é o Canoeirosk, criado há cinco anos pelo professor e instrutor de canoagem Nedson Rosa. Todo final de semana, ou no sábado ou no domingo, grupos de 15 a 20 pessoas seguem em caiaques para a Ilha do Combu, onde fazem passeios e contam com o carinho de ribeirinhos.

A recepção carinhosa é retribuída por meio de ações de doações de alimentos e outros gêneros de primeira necessidade. Durante o mês de julho, às quintas-feiras, as Remadas do Por-do-Sol reúnem sobretudo os principiantes que querem conhecer a prática. Às terças e quintas ocorrem as aulas da escolinha do grupo, para quem quer se dedicar mais ao esporte.

Nedson está na canoagem há dez anos e destaca que uma das coisas mais legais da atividade é que qualquer um pode fazê-la. “Temos pessoas com mais de 60 anos no grupo”, diz. “O slogan do nosso grupo é ‘venha ser mais feliz’”, relata. Para participar de um passeio, é preciso fazer contato pelo Instagram e no local combinado pagar uma taxa de R$ 60 para aluguel do caiaque, do equipamento de segurança e ainda para ter instruções básicas

CORREDORES

Para quem prefere os pés no chão, uma boa pedida são os grupos de corrida de rua, e em Belém há várias atividades. O professor de educação física Murilo Nogueira coordena um deles, ligado a uma academia de ginástica. Embora pareça simples, ele garante que é preciso ter técnica, orientação e treinamento antes de sair simplesmente correndo.

 “Essa época é ótima porque não chove e tem corrida nos balneários e interior, estamos em uma temporada de competições”, destaca.

Murilo Nogueira coordena um grupo de corrida de rua (Foto: Celso Rodrigues/Diário do Pará)

Toda semana o grupo que ele coordena recebe novos integrantes e cada um é submetido a um período de adaptação antes de pegar o ritmo de treinos duas vezes na semana, de manhã e/ou à noite, e também aos finais de semana, quando eles escolhem aleatoriamente uma praça pela cidade para fazer o que ele chama de “longão”, com percursos de até 13km. “O desafio de se superar os mantêm estimulados a continuar correndo”, afirma Murilo.

RAPEL

Programador, empresário e condutor de turismo de aventura Raul Nascimento fez todo o treinamento para trabalhar com instrução de rapel, tirolesa e arvorismo. Era para ser só um hobby, mas ele acabou se apaixonando pelas atividades, principalmente pelo rapel.

Detalhe: ele tem medo de altura mas, a partir do momento que pegou confiança no esporte, passou a amar a sensação de estar no alto. Participante da equipe Amazônia Aventura (Facebook), ele já trabalhou no Parque dos Igarapés, que oferece a prática da atividade, e recomenda também locais como Alça Viária e Parque do Utinga para quem quer experimentar o esporte.

“Eu fiz o treinamento porque na época queria ocupar meu tempo e trabalhar com isso, mas quem só quer experimentar pode entrar em contato com o grupo que faço parte ou outros que contam com todo o equipamento e orientação necessários para quem quer saber como é”, detalha. Raul recomenda que a atividade seja feita em equipes de pelo menos dez pessoas. Segundo ele, já há empresas que procuram o grupo para promover gincanas aos funcionários.

BICICLETAS

Membro do Equipe de Aventuras Ratos de Trilha (Eart - MTB e Aventuras no Facebook), o analista de sistemas Aragão Júnior faz trilhas há dois anos e meio. Para este fim de semana, já entrou em contato com os amigos “trilheiros” e marcou uma atividade em Boa Vista do Acará, a 20min de barco de Belém.

“No nosso caso, a procura diminui em julho, justamente porque as pessoas saem da cidade. Nossas trilhas costumam ter 70 pessoas e a desse fim de semana será só com 15. A gente nem considera evento oficial do grupo, é mais uma confraternização entre amigos mesmo”, explica.

Aragão Júnior participa de trilhas com bicicletas há dois anos e meio (Foto: Celso Rodrigues/Diário do Pará)

Equipamentos adequados e uma bicicleta apropriada para as exigências de uma trilha que quase sempre inclui mato, terra e lama são fundamentais -há pela cidade várias lojas que vendem e alugam todo esse aparato. Um mínimo de preparo físico também é necessário. “Nesse de agora são 40km no sol, no calor, mas para quem está começando, há outros tipos, inclusive para iniciantes. O legal é que é um passeio, não é só atividade física. São amigos juntos, banho de igarapé, parada em barzinho para comer, tomar uma cerveja. É um dia inteiro de atividades, a gente começa 7h, 8h, e volta para Belém no final da tarde”.

SERVIÇO

Canoeiros, aluguel & guarderia, passeios e oficinas de canoagem

Espaço Náutico Marina - Av. Bernardo Sayão, próximo ao portão da UFPA.

Aluguel de caiaque, equipamento de segurança e instruções por R$ 60

Contato: Nedson Rosa (91) 98131-6937

AMAZÔNIA AVENTURA

Amazônia Aventura oferece atividades de rapel, tirolesa, acampamento de aventura, arvorismo, mergulho, canoagem, trilha ecológica, orientação/navegação terrestre, recreação e colônia de férias

Rua João Nunes de Souza, 146 - Águas Brancas - Ananindeua

Preços variam de acordo com a atividade escolhida

Contato: (91) 98150-1720

AMAZON BIKE STORE

Rua Boaventura da Silva, 1517, entre Alcindo Cacela e Nove de Janeiro

Disponibiliza equipamento para teste único (bicicleta, capacete, etc)

Contato: 91-3348-6988

GRECO FORMA

Oferece, dentre outras modalidades, corrida de rua, Treinos às segundas e quartas, manhã

e noite, e aos finais de semana. Um dos endereços é Almirante Wandenkolk, 275

Contato: (91) 3242-7320

(Carol Menezes/Diário do Pará)

MAIS ACESSADAS