A partir desta segunda (16), a Receita Federal libera a consulta do 2° lote de restituição do imposto de renda. No Pará, mais de 99 mil contribuintes vão receber um total de R$ 169.351.721,71.

Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar a página da Receita Federal na internet ou ligar para o Receitafone com o número 146.

Na consulta à página da Receita, serviço e-CAC, é possível acessar o extrato da declaração e ver se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento.

Neste caso, a pessoa pode avaliar o que há de errado e fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora.

O contribuinte poderá acessar o sistema por meio do aplicativo para tablets e smartphones, que facilita consulta às declarações do Imposto de Renda e situação cadastral no CPF.

A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá requerê-la por meio da internet, mediante o Formulário Eletrônico - Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF. 

(DOL)

MAIS ACESSADAS