O acúmulo de lixo em bairros e espaços públicos de Belém tem se tornado uma triste realidade para quem reside ou passeia pela capital paraense.

Na rua Nova, bairro do Parque Verde, em Belém, o lixo a céu aberto já faz parte da triste paisagem. No local é possível observar o amontoado de entulhos, sacos com lixo doméstico, caixas abertas, matos e pedaços de paus e madeira.

Na avenida Augusto Montenegro, uma das mais movimentadas da capital paraense, a situação não é diferente. Um amontoado de lixo toma conta de quase toda a extensão do local. Além do forte odor, a sujeita atrai insetos e animais, que podem ser vetores de doenças.

Lixo amontoado em plena avenida Augusto Montenegro. Foto: Reprodução/ @Porumacidademe1

Os problemas não param por aí. Segundo Denis Maycon, morador da rua 2 de Julho, no bairro do Tapanã, em Belém, a coleta de lixo no local não está sendo feita há pelo menos duas semanas. Entulhos estão amontoados próximo a uma igreja do bairro. 

“Eles vieram aqui e fizeram a limpeza do local. Falaram que voltariam na terça para recolher o lixo e ainda jogaram mais de outros locais que recolheram. O encarregado do caminhão do lixo disse que ligaram para ele e que era para deixar o lixo lá. Tá uma porcaria isso aqui. Será que só porque somos da baixada que eles estão discriminando a gente?”, indagou o morador.

Até um sofá foi descartado no meio da rua, no bairro do Tapanã. (Foto: Reprodução)

Em nota, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), informou que realiza a coleta do lixo domiciliar nesses locais três vezes por semana, na porta da casa dos moradores. No entanto, a formação de pontos de descarte irregular de lixo com entulho dificulta a coleta, que precisa ser recolhido por outra equipe utilizando caçambas e tratores com pá carregadeira. Como essas caçambas não fazem a compactação do lixo, o volume coletado neste tipo de coleta é menor, necessitando mais viagens até o ponto de descarte para executar o serviço de limpeza nesses espaços. 

E como é a coleta de lixo no seu bairro, internauta?

(DOL)

MAIS ACESSADAS