Um bebê venezuelano de apenas quatro meses morreu na manhã deste sábado (25), com sarampo e sintomatologia para H1N1 no Pará. A morte foi confirmada pelo Hospital Universitário João Barros Barreto (HUJBB), do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (UFPA)/Ebserh.

Segundo o hospital, o óbito foi registrado às 7h de hoje. Este é o primeiro caso de morte de uma criança da etnia indígena Warao com sarampo este ano no Estado.

Outra bebê venezuelano também morreu na manhã da última sexta-feira (24), no Pronto Socorro Municipal Mário Pinotti (PSM da 14), em Belém. A suspeita era que a criança estivesse com sarampo. No entanto, a Secretaria Municipal de Saúde (SESMA) informou que o resultado de sorologia deu negativo para sarampo. A presença do vírus influenza A e B também apontou negativo. 

Ainda de acordo com a Sesma, o bebê apresentava sintomas de febre, conjutivite, manchas pelo corpo e pneumonia. Ela foi encaminhada pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Terra Firme, onde teve a primeira suspeita de sarampo e a realização da coleta material para exames. 

SINTOMAS DA DOENÇA

Febre alta, acima de 38,5°C; Dor de cabeça; Manchas vermelhas, que surgem primeiro no rosto e atrás das orelhas, e, em seguida, se espalham pelo corpo;Tosse; Coriza; Conjuntivite; Manchas brancas que aparecem na mucosa bucal conhecida como sinal de koplik, que antecede de 1 a 2 dias antes do aparecimento das manchas vermelhas.

(DOL)

MAIS ACESSADAS