A aposentada Raimunda Batista, de 58 anos, precisa de atenção redobrada ao caminhar pela ponte do Porto do Açaí, no bairro do Jurunas, em Belém. Com andar curto e limitado, ela enfrenta dificuldades para transitar no local. Isso porque algumas tábuas de madeira da ponte estão quebradas e outras estão soltas. “Vejo algumas dificuldades. Todo cuidado é pouco para não cair”, comenta.

(Foto: Alberto Bitar/Diário do Pará)

O Porto não oferece uma estrutura necessária para atender a demanda de pessoas que embarcam e desembarcam diariamente por ali das ilhas ou municípios do interior do Estado. Assim como não suporta mais a demanda de mercadorias trazidas por ribeirinhos e feirantes que também trafegam e trabalham no local.

Em 2015, uma placa foi fixada em frente à feira, anunciando o início da obra, que tinha prazo de 1 ano para ser concluída. Faltando apenas três meses para o vencimento do prazo, o DIÁRIO esteve no local e a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), havia informado que as obras do novo Porto estavam em andamento. Na época, a prefeitura informou que estava sendo feita a instalação da fundação da obra. Porém, já em 2018, o que se vê é um canteiro de obras cercado e parado, com alguns equipamentos do lado de dentro.

(Foto: Alberto Bitar/Diário do Pará)

PRECARIEDADE

“Essa obra se arrasta há anos e está parada há 6 meses”, denuncia Nivaldo Araújo, 61, que trabalha há 28 no espaço. Segundo ele, a situação de abandono é característica da atual gestão municipal. “Infelizmente, nesse governo não vi nenhuma melhoria por aqui. No máximo, fazem algumas remendas na ponte. Mas isso não é suficiente. O fluxo aqui é grande dia e noite. E estamos nessa precariedade”, desabafa.

Segundo Abraão Júnior, 36, feirante, o período de 4h às 9h é considerado de “pico” para aqueles trabalhadores, pois é quando chega boa parte do açaí que abastece a capital. Mas, devido à falta de estrutura, os feirantes ocupam a avenida Bernardo Sayão. “É um ponto que suporta muita carga. Às vezes não dá para andar direito”, comenta.

RESPOSTA DA PREFEITURA

Em nota, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), informou que a previsão de conclusão da obra do novo porto do Açaí é maio do próximo ano.

A obra prevê a expansão da feira em 700 metros quadrados de área, com a construção da plataforma sobre o rio, onde será realizada a comercialização dos produtos, além de novos trapiches, rampas de acesso e flutuante.

Em relação à área da ponte do trapiche, esta tem sofrido manutenções pontuais e será totalmente recuperada, sendo a última etapa da obra.

(Michelle Daniel/Diário do Pará)

MAIS ACESSADAS