Moradores da rua Presidente Getúlio Vargas, também conhecida como Segunda Rua, no bairro do Tapanã, em Belém, denunciam descaso de anos do poder público com a população local. A via termina com a Rua A, onde funciona o terminal da linha de ônibus Pratinha-Presidente Vargas. Sem pavimentação, sem drenagem e com constante fluxo de veículos pesados, a rua acumula buracos, desnivelamentos, alagamentos e muita poeira e lama.

“Essa rua é completamente insalubre”, critica o morador e estudante Davi Castro, 32. “Para começar que não existe pavimentação há anos. E sem valas ou drenagem, os buracos se criam e só aumentam com a passagem dos ônibus”, reforça. A falta de um escoamento resulta em alagamentos com qualquer chuva, até as mais fracas, o que deixa os moradores muitas vezes presos, sem poder sair de casa.

A comerciante Gisabel Ramos, 33, por exemplo, que possui um mercadinho na via, reclama da poeira e do lixo. “É muita poeira. Os ônibus passam e levantam tudo e sujam toda a mercadoria. Sem falar na saúde, eu tenho rinite e vivo com problema de garganta por causa disso”, conta. Ela alerta ainda para a lama que deixa a pista derrapante quando chove, o que já causou vários acidentes de motocicletas no perímetro.

“E a coleta de lixo é toda irregular. Às vezes eles passam várias vezes na semana, outras só uma e tem semana que eles nem passam. Acumula, fica o mau cheiro e dá até urubu”, aponta.

LOCOMOÇÃO

A situação é ainda mais grave para o estudante Ruan Valdeiras, 23, que tem muita dificuldade de se locomover na rua pela falta de acessibilidade. Ele é cadeirante e afirma que já chegou a perder aula e outros compromissos porque não tinha como sair de casa, principalmente depois de chuvas.

“Eu já caí várias vezes. É muito difícil para mim sair de casa. Por causa do estado da rua, eu dependo muito da ajuda dos outros, o que às vezes é humilhante”, denuncia. Segundo Valdeiras, o prefeito de Belém só esteve na via nas épocas das eleições, quando encheu a comunidade de promessas e depois nunca mais apareceu. “É só promessa, nunca fez nada”, critica.

Em nota, a Prefeitura informa que atua com obras de saneamento no Tapanã, onde estão previstos serviços de terraplenagem na rua Presidente Getúlio Vargas, além de limpeza geral para favorecer o escoamento da água da chuva.

(Arthur Medeiros/Diário do Pará)

MAIS ACESSADAS