O profissional com fluência em mais de um idioma certamente tem boas chances de ser contratado, e além disso, também pode melhorar os rendimentos, de acordo com o cargo e a empresa. A 57ª Pesquisa Salarial da Catho aponta que a remuneração de um funcionário que conhece o inglês, em cargo de gerência, por exemplo, é até 70% maior em relação a um profissional do mesmo nível hierárquico, mas sem o domínio da língua estrangeira.

A pesquisa mostrou ainda que nos outros níveis, as variações são em torno de 53% (supervisores/coordenadores), 33% (especialistas graduados) e 40% (analistas) entre os que dominam o inglês e os que têm apenas conhecimentos básicos do idioma. E não é só o inglês que causa diferença no salário final do mês: o espanhol também pode auxiliar bastante, de acordo com o estudo, e aumentar 40% a remuneração para o cargo de analista.

RECURSOS

Por isso é importante se preparar, mesmo sem um curso de idiomas. Nesse caso, é possível contar com sites e aplicativos que disponibilizam aulas gratuitas ou com preços mais baratos. É importante reservar pelo menos uma hora e meia por dia para treinar, além de buscar recursos audiovisuais que possam melhorar o processo de aprendizado, com aulas de professores disponibilizadas no YouTube, por exemplo.

(Diário do Pará)

MAIS ACESSADAS