Na manhã desta quinta-feira (20), três pessoas foram presas na Operação Hospitator, em Abaetetuba, nordeste paraense - duas em Abaete e uma em Belém. Além disso, uma arma e munições foram apreendidas. A Polícia Federal cumpre 20 mandados de busca e apreensão e 4 mandados de prisão temporária em órgão públicos, empresas, escritórios de contabilidade e residências dos envolvidos.

(Fotos: Polícia Federal)

A operação objetiva a investigação do desvio de recursos públicos federais destinados as áreas de educação, saúde e assistência social realizado através de fraudes em processos licitatórios realizados pela Prefeitura Municipal de Abaetetuba, no período de 2009 a 2016.

As investigações iniciaram com a apuração de desvio de verbas federais por duas empresas que tinham convênio e contratos com a prefeitura municipal. Foi constatado a existência de uma rede de empresas e escritórios de contabilidade que atuavam, com o consentimento de servidores públicos, para vencer ilicitamente licitações.

(Fotos: Polícia Federal)

Cerca de 25 empresas estão envolvidas no esquema criminosos, várias ligadas à família da ex-gestora municipal, que receberam aproximadamente R$70 milhões da prefeitura durante os seus mandatos.

Todo o material apreendido será analisado e periciado na busca de provas e evidências que confirmem os crimes contra a Administração Pública e de Lavagem de Dinheiro no município do nordeste paraense.

Os presos estão se deslocando para Belém.

Na imagem um homem conhecido como “Pente, sobrinho de Onaldo Quaresmas, secretário de finanças na gestão de Francinete Carvalho. Na ocasião ele possuía uma construtora em Abaetetuba. A PL cumpriu mandato de busca na sua residência. (Foto: Polícia Federal)

(DOL)

MAIS ACESSADAS