Para alertar sobre os perigos do descarte inadequado de medicamentos vencidos ou sobras de medicamentos, o Conselho Regional de Farmácia do Pará (CRF) promove, até hoje (22), a ação “Farmacêutico Pai D’égua”. Realizada pela entidade há cinco anos, a ação visa conscientizar a população para que se crie o hábito correto na hora de jogar um remédio fora. 

O evento ocorre de 10h às 22h, no primeiro piso do Shopping Castanheira, onde estão sendo ofertados serviços gratuitamente como aferição de pressão arterial, acupuntura, estética facial, além de testes de glicemia e hepatite B e C.

O costume de descartar medicamentos, sejam vencidos ou sobras, diretamente no lixo comum, na pia ou vaso sanitário é extremamente prejudicial ao meio ambiente e até à saúde humana. Quem tiver medicamentos vencidos ou mesmo fora de uso podem encaminhar até o local onde há um “Descartômetro”.

De acordo com o farmacêutico Orlando Reis, representante do CRF-Pará, o conselho viabiliza a destinação correta desses medicamentos, que consiste na incineração dos mesmos, com recursos próprios ou por meio de parcerias.

Ano passado, o CRF recolheu 450 quilos de medicamentos na ação realizada em Belém. E, segundo Orlando, existe uma lei municipal que determina às farmácias locais recolherem esses medicamentos. A lei foi embasada na ação do próprio CRF.

“Um quilo de medicamentos vencidos pode contaminar 450 mil litros de água, se descartado diretamente no meio ambiente”, ressalta Orlando Reis, representante do CRF-Pará.

(Pryscila Soares/Diário do Pará)

MAIS ACESSADAS