Estudantes da Escola Estadual Camilo Salgado, localizado na avenida Roberto Camelier, no bairro do Jurunas, em Belém, protestaram contra as péssimas condições que se encontra o prédio em que estudam. A manifestação ocorreu no início da tarde desta quarta-feira (26).

Segundo os estudantes, o estado de abandono é total e a cerca de um mês estão sem bebedouro, apenas um dos muitos problemas.

"O motivo da nossa manifestação aqui na frente do colégio é para mostrar algumas irregularidades da nossa escola. A gente está a um mês sem água, a gente está sem merenda. A nossa escola está em uma situação precária onde. As salas estão sem ventilação, sem ar-condicionado, as paredes estão rachadas, os pisos estão todos deteriorados, os banheiros em uma situação precária", disse o estudante Jhonathas Soares Conceição, que só pede para estudar com mais dignidade.

DEMORA

O prédio atual da Escola Camilo Salgado foi entregue aos alunos de forma provisória, há cerca de cinco anos, em razão da reforma do prédio oficial do estabelecimento de ensino. Contudo, a demora na entrega e fim das obras vem causando grande transtorno à comunidade escolar.

"Creio que os nossos governantes estão com os filhos estudando em boas escolas e a gente está desse jeito", completou o estudante.

O DOL solicitou nota à Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc) e como resposta informou que a reforma da Escola está em fase de conclusão. Sobre a reclamação dos estudantes da falta de bebedouro, a Seduc diz que foi instalada uma bomba d'água para sanar o problema de abastecimento.

"O prédio reformado tem previsão de entrega para meados de outubro, onde os 1.425 alunos matriculados, no Ensino Fundamental e Médio, vão contar com 11 salas de aula e laboratórios equipados", reforçou a Secretaria.

(DOL)

MAIS ACESSADAS