Após análise feita pela equipe do Grupo de Estudos de Mamíferos Aquáticos (Gemam), do Museu Paraense Emílio Goeldi, ficou constatado que o animal encontrado na manhã de quinta-feira (4), na praia do Humaitá, em Colares, município do nordeste paraense, seja uma baleia da espécie kogia sima, também conhecida como cachalote-anão.

Animal estranho morre após ficar preso em rede de pescadores em Colares; assista!

Segundo o Goeldi, informações preliminares qpontam que a espécie é oceânica e não está ameaçada de extinção.

"É uma espécie muito rara em áreas mais costeiras. A sua ocorrência é incomum no mundo, com exceção da África do Sul e dos Estados Unidos, especificamente a Flórida", disse o Goeldi.

NECROSPIA

O animal encontrado em Colares foi levado para o Laboratório de Patologia Veterinária da Universidade Federal do Pará, Campus de Castanhal.

Uma equipe de veterinários, junto com os pesquisadores do Gemam, vão fazer a necropsia da baleia para identificar a causa da morte.

"O animal chegou à costa se debatendo, sangrando, e em seguida morreu. Em situações semelhantes, é importante que a população entre em contato com o Grupo de Estudos de Mamíferos Aquáticos do Museu Goeldi (3075-6135) e com o Ibama", orienta assessoria do museu.

A ação em Colares foi realizada pelo Gemam com o apoio do Ibama, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Colares e a comunidade local.

(DOL com informações do MPEG)

MAIS ACESSADAS