O Pará é alvo da operação Rota de Ouro, da Polícia Federal. Com o objetivo de desarticular suposto mercado de ouro ilegal extraído da região de Natividade, em Tocantins, os agentes cumprem dez mandados judiciais de busca e apreensão expedidos pela Vara Federal de Gurupi (TO). Além disso, 12 mandados de intimação estão sendo cumpridos nos estados de Tocantins, São Paulo, Bahia, Distrito Federal e Pará.

Algumas contas bancárias dos envolvidos estão bloqueadas, tudo para que os valores dos minérios extraídos seja recuperado, além da reparação dos danos ambientais causados com a extração.

O destino do ouro ilegal era São Paulo e o exterior.

As investigações foram iniciadas após fiscalização em um de garimpo ilegal na zona rural de Chapada de Natividade (TO). Na ocasião, o local foi fechado.

Essa extração ilegal não gera benefícios para a comunidade local, não há criação de empregos formais e nem arrecadação de impostos, inclusive a população local tem sofrido com os danos ambientais e contaminação com metais pesados utilizados pela garimpagem ilegal do ouro.

(Com informações da Polícia Federal)

MAIS ACESSADAS