O Círio de Bragança, no nordeste paraense, ocorreu na última sexta-feira (9) e iníciou com saída da comunidade ribeirinha do Camutá, atraindo fiéis em embarcações e outros que esperaram a chegada da Imagem da Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré na orla da cidade.

A procissão encantou centenas de fiéis. (Foto: José Clemente Schwartz/Diário do Pará)

Após passar a noite na capela de Nossa Senhora da Conceição, para onde foi conduzida na sexta-feira (9), a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré foi conduzida para a cidade na manhã deste sábado (10) na embarcação Geleira Ajuruteua I, trazida pelas mãos do padre Raimundo Elias, pároco da Catedral de Nossa Senhora do Rosário. Durante o cortejo, a banda Cantídio Gouveia, mais conhecida como Furiosa, entoou hinos religiosos e canções da dupla Roberto e Erasmo Carlos, contando com a participação dos presentes, que cantavam juntos, fazendo do canto uma oração.

Vitória Lima, estudante e integrante do grupo católico “Filhos da Rainha”, se emocionou durante o cortejo. “Eu vivo intensamente todas as manifestações em louvor a Maria Santíssima. Estou muito emocionada. É o tipo da sensação que não dá para traduzir em palavras. Só quem sente é que consegue entender”, afirma.

Já para a Freira Estelina de Oliveira, um momento como este é a mais pura manifestação de Deus, através de Nossa Senhora, mãe de Jesus. “É um privilégio poder participar de um momento como esse, no qual Deus se manifesta por meio da união, da solidariedade e, principalmente, através do amor. Este é um momento de plenitude divina”, disse a religiosa.

Após atracar no trapiche municipal, a imagem peregrina foi conduzida até o palco próximo ao cais para receber a homenagem prestada pelo Grupo de Escoteiros Sebastião Pereira 85 PA.

Em seguida a imagem foi conduzida para o Instituto Santa Teresinha, onde permanecerá até o início da noite, quando será realizada uma missa campal, em frente ao colégio, para em seguida ter início à Trasladação, que terá fim na Igreja de São Benedito, ponto de partida da procissão do Círio, na manhã de domingo (11).

(José Clemente Schwartz/Diário do Pará)

MAIS ACESSADAS