Milhares de fiéis participaram, na manhã deste domingo (25), do Círio do Icoaraci, distrito de Belém, que homenageia Nossa Senhora das Graças. A procissão saiu da Igreja de São Sebastião, às 8h30, e percorreu várias ruas do distrito. A coordenação estima a participação de 100 mil pessoas.

Veja as fotos

O ato de devoção do povo icoaraciense já dura 66 anos – a primeira procissão oficial foi realizada no segundo domingo de novembro de 1952 -, porém, a história por trás dessa relação iniciou três anos antes, no ano de 1949. Este ano o tema é “Maria, Mãe do Redentor”. A festividade segue até o dia 10 de dezembro. 

Vigário Episcopal da Região São João Batista, o pároco Agostinho Cruz conta que há 69 anos um acontecimento extraordinário ganhou projeção entre a população e a imprensa de Belém. Um quadro com a imagem de Nossa Senhora das Graças verteu lágrimas - como se a imagem chorasse - na casa de uma senhora identificada como Zenóbia Castro.

A moradia ficava localizada na avenida Conselheiro Furtado, em Belém, e, desde então, passou a receber muitos fiéis atraídos pelos relatos de milagres que começaram a ser registrados. “O povo de Icoaraci pegava o trem que saída aqui próximo da Igreja Matriz e ia até a estação em São Brás e de lá saía em peregrinação até a casa dessa senhora”, lembra o padre. “Por conta dessa devoção, em 1952 os párocos de Icoaraci decidiram fazer uma procissão aqui mesmo no distrito e, desde o primeiro ano, a chamaram de Círio”. 

VILA

O padre explica, ainda, que inicialmente a região onde hoje está localizado o distrito de Icoaraci era, na verdade, uma fazenda mantida pelos padres Carmelitas. Porém, eles venderam as terras para um homem chamado João e, a partir daí, a região passou a ser chamada de Vila São João, tendo como padroeiro São João Batista. Na época em que o milagre atribuído a Nossa Senhora das Graças aconteceu em Belém, São João Batista já era o padroeiro da vila, porém, a devoção a Maria se tornou tão grande que o distrito passou a ter dois padroeiros.

Quando o Círio de Icoaraci completou 50 anos, no ano de 2002, Dom Vicente Zico deu o título de co-padroeira do distrito a Nossa Senhora das Graças. “É a única paróquia de Belém que tem dois títulos: Paróquia de São João Batista e Nossa Senhora das Graças”, lembra o pároco Agostinho Cruz. O 66º Círio de Nossa Senhora das Graças tem como tema “Maria, mãe do Redentor”.

Devoção

- Devoto de Maria, o aposentado José Antônio Ramos, 64 anos, é um dos que fazem parte, de alguma forma, dessa história de fé. Há 20 anos ele é voluntário da diretoria que organiza o Círio e conta que essa foi a forma encontrada por ele para agradecer pelas bênçãos já conquistadas. “Passei um ano no hospital e os médicos chegaram a dizer que eu perderia a perna”, lembra. “Mas aqui estou eu, andando e trabalhando há 20 anos no Círio, então eu agradeço a ela”. Além do Círio, Antônio comemora, neste domingo, mais um ano de vida.

(Foto: Fernando Araújo/Diário do Pará)

Programação

- 25/11 – 7h - 66º Círio de Nossa Senhora das Graças. A saída ocorrerá da Igreja São Sebastião, de onde a peregrinação segue até a Paróquia de São João Batista e Nossa Senhora das Graças.
- 26 – 19h/19h30 – Adoração e missa, na Paróquia de São João Batista e Nossa Senhora das Graças.
- 27, 28, 29 e 30– 19h e 19h30 – Adoração e missa na Paróquia de São João Batista e Nossa Senhora das Graças.
- 01/12 – 8h – Missa para os Enfermos na Paróquia de São João Batista e Nossa Senhora das Graças
- 01 - 16h – XIII Caminhada da Juventude
- 01– 19h e 19h30 – Adoração e Missa na Paróquia de São João Batista e Nossa Senhora das Graças.
- 02 – 7h e 18h– Missas na Paróquia de São João Batista e Nossa Senhora das Graças
- 02 – 8h – Círio das crianças. Tema: Mãezinha do Céu, nossa Mãe na fé.
- 03, 04, 05, 06, 07 e 08/12 – 19h e 19h30 – Adoração e Missa na Paróquia de São João Batista e Nossa Senhora das Graças.
- 09– 7h – Missa na Paróquia de São João Batista e Nossa Senhora das Graças.
- 09 – 18h – Missa de Encerramento do Quinzenário.
- 10/12- 19h – Recírio

(Cintia Magno/Diário do Pará)

MAIS ACESSADAS