Há poucos dias do natal, os preços dos produtos que compõem a cesta natalina estão com preços elevados em comparação com o natal do ano passado. Dependendo do item procurado, é possível encontrá-lo com uma diferença no preço de até 30%.

O levantamento feito pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), divulgado nesta quinta-feira (20), mostra que produtos como peru, frango, bacalhau, ameixas e até frutas cristalizadas estão mais caros após sofrerem reajustes.

De acordo com o Dieese, um dos motivos seria a oscilação do dólar, tendo em vista que a maioria dos itens são importados. “A pesquisa feita nos supermercados desde a segunda quinzena de novembro mostra essa realidade”, avalia Roberto Sena, supervisor técnico do Dieese.

Enquanto o peru e o chester estão caros, os consumidores podem optar pelo mais barato: frango (resfriado ou congelado) e o pernil tiveram queda no preço nos últimos doze meses e começam a ser vendidos nos supermercados, em média, entre R$6,45 a R$12,95.

Ainda assim, a expectativa é que os estabelecimentos adotem promoções nos próximos dias, uma vez que todos os supermercados da capital paraense estão trabalhando com estoque máximo.

(DOL)

MAIS ACESSADAS