Um terreno localizado na passagem Doutel, na avenida Pedro Miranda, bairro da Pedreira, em Belém, está há cerca de dois meses servindo de depósito de lixo e entulhos. O local era fechado por um portão.

Em novembro do ano passado, porém, uma empresa teria alugado o espaço e retirado o portão, colocando aterro e maquinário. Contudo, desde então, ninguém apareceu para iniciar algum tipo de serviço.

Com isso, o espaço acabou sendo usado por carroceiros, que depositam ali o lixo. A área era limpa pela própria vizinhança, mas agora teria ficado impossível manter a limpeza, já que o despejo de entulho aumentou.

Procurado pela reportagem, o sócio-proprietário da loja, Hudson Gomes, informou que o espaço foi alugado pela empresa para receber obras para implantação de um estacionamento. 

LIMPEZA

Ele disse ainda que não tinha conhecimento da proporção que estava a condição do espaço. “Eu contratei uma equipe para fazer a limpeza do local e colocar o portão para impedir transtornos para os vizinhos, mas por algum motivo o serviço não foi feito adequadamente”, afirma.

Segundo o proprietário, a limpeza e instalação do portão no terreno vão ser feitas ainda nesta semana.

A Prefeitura de Belém informou que não faz parte das suas atribuições a fiscalização e limpeza em terrenos particulares, cabendo apenas o monitoramento do despejo irregular de lixo e entulho em vias públicas. Diz ainda que o Departamento de Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, vai realizar uma vistoria para identificar possíveis transmissores de doenças no local.

(Wesley Costa/Diário do Pará)

MAIS ACESSADAS