Em pleno inverno amazônico, uma das maiores preocupações dos motoristas é com os constantes alagamentos em Belém, já que basta uma chuva rápida para parte da cidade ter problemas com a água que toma conta das ruas, o que pode causar grandes prejuízos com os veículos, com problemas mecânicos, pneus, e falhas na parte elétrica.

O engenheiro mecânico, Antonilson Oliveira, alerta para os cuidados que os condutores precisam ter quando estiverem trafegando em áreas alagadas sem nenhuma outra opção de rota. “Os prejuízos causados pela água que invade a parte mecânica dos carros podem ser muito grandes. Um dos mais comuns é referente ao cálcio hidráulico, que é uma falha causada no sistema de compressão quando algum fluido líquido invade a câmara de combustão impedindo o funcionamento correto do motor”, explica.

O motorista Márcio Pepers, 35 anos, conta que durante um temporal, parte da rua Antônio Everdosa ficou completamente alagada e trouxe um grande prejuízo para ele. “A chuva não demorou nem cinco minutos, quando tentei passar pelo alagamento o carro começou a dar sinais de falha. Tive um grande prejuízo com o sistema de freios e tive que mandar trocar tudo”, disse.

(Wesley Costa/Diário do Pará)

MAIS ACESSADAS